Tudo que você precisa saber sobre o Certificado digital

Certificado Digital por videoconferência: esclareça as 15 principais dúvidas sobre este processo
24 de abril de 2020
Principais dicas para administrar uma empresa
20 de novembro de 2020
Exibir tudo

Tudo que você precisa saber sobre o Certificado digital

Tudo que você precisa saber sobre o Certificado digital;

O Certificado Digital é um considerado um arquivo eletrônico com validade jurídica, que garante proteção às transações eletrônicas. Com isso, você sabe como obter um? E em quais meios ele é utilizado?

Durante muitos anos, as pessoas físicas e jurídicas tiveram necessidade de usar selos e carimbos, além de outras formas de comprovação da autenticidade de documentos, de contratos e de responsabilidades com as informações declaradas.

A fim de cumprir essa demanda, o certificado digital veio para desburocratizar essa necessidade, permitindo que as informações possam ser entregues como maior agilidade e segurança aos órgãos competentes.

Facilidades do certificado digital

Com a emissão do certificado digital, as empresas garantem a integridade e autenticidade das informações prestadas aos órgãos do Poder Público, evitando que os dados possam ser alterados ou interceptados quando da remessa para os órgãos competentes, uma vez que o autor da mensagem ou dos arquivos é identificado através de sua assinatura digital.

O número de certificados digitais, atualmente, ultrapassou a casa dos 10 milhões. Muito embora seja um número bastante expressivo, a quantidade ainda é menor do que o número de empresas em atividade.

Além das empresas já cadastradas, portanto, existe um grande número de pessoas físicas e jurídicas que ainda não faz uso do certificado digital.

O certificado digital, além de reduzir a necessidade de cartórios e de juntas comerciais, permite desburocratizar os processos, e isso oferece maior segurança em todas as transações comerciais, ainda proporciona a vantagem de atender o uso sustentável de materiais, uma vez que sua utilização elimina o uso de papéis e impressões.

Com o certificado digital, o empreendedor e as pessoas físicas reduzem o espaço de armazenamento de documentos e os custos de mão de uma, já que não é necessário manter os documentos em formato físico.

Assim, por exemplo, desde sua implantação, em 2006, a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), reduziu em pelo menos 50 milhões as folhas que eram impressas.

Como adquirir um certificado digital

O certificado digital deve ser adquirido junto a uma empresa autorizada, podendo seu custo variar em razão do tipo de certificação e da necessidade do empresário ou profissional pessoa física.

Uma das formas mais comuns de conseguir o equipamento é solicitando sua emissão através da Secretaria da Fazenda do Estado de localização da empresa e, dependendo de cada Estado, ele pode ser recebido diretamente pela internet.

Diferença entre o tipos de Certificados Digitais A1 e A3

Tipo de Certificado Digital A1

O certificado do tipo A1 é emitido diretamente no computador, pode ser armazenado em seu navegador de internet ou na nuvem, este tipo de certificado possibilita que seja feita cópias de segurança e posteriormente a instalação em outros computadores. Pode ser acessado de qualquer dispositivo, de qualquer lugar do mundo, com total segurança e com muita praticidade.

Validade do Certificado Digital A1

O prazo de validade desse tipo de Certificado é de 1 ano.

Tipo Certificado Digital A3

O certificado do tipo A3 pode ser armazenado em um dispositivo criptográfico, que pode ser um cartão inteligente (necessita de uma leitora), token, e agora, também na nuvem, ambos protegidos por senha e uma alta camada de criptografia.

Validade do Certificado Digital A3

O prazo de validade desse tipo de Certificado varia entre 1 até 5 anos.

Qual o Certificado Digital escolher?

tipo de certificado digital a ser escolhido depende muito do sistema ou aplicação onde o mesmo será utilizado. Informe-se com o responsável pelo seu equipamento ou consulte a devida documentação para verificar se há alguma restrição para uso do tipo A1 ou A3.

Os comentários estão encerrados.